Sábado, 12 de Maio de 2007

Exemplo da Obra Do Padre António Vieira

"Vícios da Língua"

 

 

Cuidavam e diziam os sábios antigos que, em diferentes ilha do mundo, reinavam diferentes deidades; que em Creta reinava Júpiter, que em Delfos reinava Apop, que em Samos reinava Juno, que em Chipre reinava Vénus, e assim de outras. Se o império da mentira não fora universal no mundo, pudera se suspeitar que nesta nossa ilha tinha a sua corte a mentira.

Todas as terras, assim como têm particulares estrelas, que geralmente são sujeitas. Fingiram a este propósito os alemães uma galante fábula. Dizem qye quando o diabo caiu do céu, que no ar se fez em pedaços, e que estes vários pedaços se espalharam em várias províncias da Europa, onde ficaram os vícios que nelas reinam.

Dizem que a cabeça do Daibo caiu em Espnha, e por isso somos fumosos, altivos, e com arrogância grave.

Dizem que o peito caiu em Itália e que daui lhes veio serem fabricadores de máquinas, não se darem a entender, e trazerem o coração coberto.

Dizem que o ventre caiu na Alemanha, e que esta é a causa de serem inclinados a gula e gastarem mais do que os outros com a mesa e com a taça.

Dizem que os pés cairam em França, e que daqui nasce serem pouco sossegados, apressados no andar e amigos de ailes.

Dizem que os braços com mãos e unhas crescidas, um caiu na Holanda, outro em Argel, que daí lhes veio (ou nos veio) o serem corsários.

Esta é a substância do apólogo, nem mal formado, nem mal repartido; porque ainda que a aplicação dos vícios totalmente não seja verdadeira, tem contudo a semlehança da verdade, que basta para dar sal a sátira. E suposto que à Espanha lhe coube a cabeça, cuido eu que a parte dela que nos toca ao nosso Portugal, é a língua; ao mesno assim o entendem as nações estrangeiras, que de mais perto nos tratam. Os vícios da língua são tantos que fez Dréxelio um abecedário inteiro, e muito copioso deles. E se as letras do abecedário se repartissem pelos estados de Portugal, que letra tocaria ao nosso Maranhão ?

Não há duvida que o M, M Maranhão, M mumurar, M. Motejar, M maldizer, M. malsinar , M. mexiricar, e sobretudo, M. Metir; mentir com as palavras, mentir com as obras, mentir com os pensamentos, que de todos e por todos os modos aqui se mente. Novelas e novelos são as duas moedas correntes desta terra: mas têm uma diferença, que as novelas armam-se sobre nada, e os novelos armam-se sobre muitos, para ser moeda falsa.

Cuida o homem nobre hoje, que está em altura honrado e amanhã acha-se infamado e envilhecido. Cuida a donzela recolhida, que está em altura de vrituosa, e amanhã acha-se mumurada pelas praças. Cuida o eclesiastico, que está na altura de bom sarcerdote, e amanhã acha-se com reputação de mau homem.

Enfim, um dia estais aqui em uma altura, e ao outro dia noutra, porque os lábios saõ como o astrolábio. E isto assim? A vós mesmos o oiço, que eu não o advinnhei. Vede é certa a minha verdade, que não há verdade no Maranhão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Padre António Vieira toma com exemplos para a sua formação como pregador: Os textos de Santo Agostinho e na Doutrina Cristã

publicado por tron às 19:34
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De ALUENA a 10 de Outubro de 2007 às 16:03
Amigo TRON,
Não tenho conseguido POSTAR nada, nadinha nos meus BLOGS alojados no SAPO. Daí a minha ausência se calhar vou mudar de casa para o Blogspot.
Consigo está tudo OK ???
Diga-me para EMAIL : aluena@sapo.pt

Darei notícias.
Abraços

Comentar post

.pesquisar

 

.Julho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
30
31

.posts recentes

. Sem eira nem grande beira

. Os Políticos Devem Trabal...

. Sommers Muzik 83, Música ...

. O Triunfo dos Porcos LV

. Como Não Podem Ter Dinhei...

. Devido a Cimeira da Nato ...

. Ele Voltou Ao Ataque

. Os Pares de Jarras

. Hei Governo Queres Cair.....

. O Triunfo dos Porcos XLVI...

.arquivos

. Julho 2013

. Setembro 2012

. Junho 2011

. Março 2011

. Novembro 2010

. Setembro 2010

. Fevereiro 2010

. Março 2009

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

.favoritos

. Dador de medula óssea

. ...

. Cancro 1 on 1 - Lição I

. Cancro 1on 1 - Lição II

. 007 SKYFALL