Terça-feira, 9 de Fevereiro de 2010

O Triunfo dos Porcos XLVIII (a queda do alto)

Como é do conhecimento geral da nação nacional de seu nome Portugal que o Futebol Clube do Porto foi beneficiado e com força no plano de pormenor do estádio do Dragão (acessos e afins) com lucros bem chorudos e o tribunal assentou que houve crime e três suspeitos incluindo um membro do PS Porto (que grande surpresa) que por acaso era presidente da câmara e vos estou a falar de Nuno Cardoso, sim aquele alto que parece que sofre de asma quando fala (porra eu sofro de asma desde que nasci e nunca me ponho assim a arfar, bem pelo contrário me ponho a falar pelos cotovelos) e além dele vão parar ao banco dos réus três dirigentes do Clube do Careca Azul de seus nomes Adelino Carreira, Angelino Ferreira e Eduardo Tentúgal Valente e além deste grupo mais dois engenheiros municipais que fizeram uma avaliação favorável ao clube do dragão e ao então presidente da câmara Nuno Cardoso.
Este grupo de gente que se diz honesta (aonde ?) vai a julgamento por ter lesado a Câmara Municipal do Porto em pelo menos dois milhões e meio de euros no negócio da permuta de terrenos do plano de pormenor do estádio das Antas e a decisão de levar este grupinho a julgamento foi tomada ontem pela juíza do Tribunal de Instrução Criminal do Porto ao fim duma investigação que levou três anos a ser realizada e após o Ministério Público ter deduzido a acusação do crime de participação económica em negócio e enquanto a investigação durava, esta parelha tentou por todos os meios evitar o julgamento, bem todos; acho que não porque se esqueceram dos mais usados pela máfia daqui do sul, daquela máfia do avental, métodos que passam pelo suborno ou afastamento de elementos indesejáveis; mas enfim não foram espertos o suficiente.
A juíza de instrução criminal concluiu que existiam indícios de crime de que possíveis dúvidas teriam de ser resolvidas em sede própria, ou seja, na barra dos tribunais e dos sete suspeito iniciais que foram indicados pelo DIAP do Porto apenas ficou limpo um engenheiro da câmara do Porto por suspeita por ter feito duma comissão de avaliação de terrenos que lhes atribuiu valores suspeitos mas se veio saber que este engenheiro não fazia parte da parelha.
E fora os vários actos praticados aquando do negócio da permuta dos terrenos do extinto estádio das Antas com quatro lotes da frente urbana do Parque da Cidade do Porto em Aldoar, foi mortal para o antigo presidente da CMP e militante do PS ser presidente da câmara e ao mesmo tempo deter um cargo no Conselho Consultivo na SAD do FCP.
Este pequeno grande detalhe dos dois tachos do antigo presidente da CMP levou que o procurador do MP a alegar que Nuno Cardoso tinha interesse directo em favorecer o clube azul e branco as custas dos cofres públicos e que terá actuado em conluio com os dirigentes desportivos, pois por se via as grandes festas na CMP quando FCP ganhava alguma coisa nos tempos dos socialistas na CMP.
E houve duas perícias mandadas realizar pelo TIC do Porto não foram suficientes para abalar os indícios de ilícito criminal e uma avaliação efectuada por economistas concluiu que tendo em conta as escrituras dos negócios o FCP teve um lucro efectivo de 2,8 milhões de euros e na venda dos terrenos de Aldoar, o clube teve o benefício adicional de ter recebido logo a cabeça seis milhões com a assinatura dum contrato-promessa com a Invesprédio de Braga em Março de 2000, mas um mês antes tinha chegado a um acordo para comprar a família Ramalho, por 4 milhões que por acaso era o mesmo valor que câmara oferecia pela CMP no acordo de permuta feito com aquela mesma família proprietária das parcelas de terreno das Antas.
E esta coincidência de valores foi usada pela defesa como contra-prova de como Cardoso e os demais não estavam a lesar a CMP mas o MP e a Inspecção Geral de Finanças sustentam que a partir do momento que o clube comprou as parcelas de terreno das Antas, o interesse público na permuta se extinguiu porque a intenção da edilidade tripeira era efectuar uma operação de reparcelamento no âmbito do Plano de Pormenor das Antas (leia-se estádio do Dragão) e o clube poderia contribuir com aquelas parcelas para o dito plano, mas o MP concluiu que Cardoso fez tudo para que o clube viesse a lucrar de forma ilegítima, vários milhões de euros com a venda dos lotes no Parque da Cidade.
Conclusão concluída, nos tempos em que PS esteve na frente dos destinos da Invicta sempre estranhei aquelas brutas festas quando o Porto ganhava algum troféu desportivo quando aqui em Lisboa as festas se fazia sem ser preciso abrir a câmara e gastar-se dinheiro a rodos e depois ver como o Boavista com as obras do Euro2004 ficou de tanga e o FCP ainda ficou mais potente do que já era e como os socialistas da CMP defendiam Pinto da Costa como um católico beato defendo o Papa para mim era estranho e me cheirava a podre.
Ainda na conclusão tenho que acrescentar que ainda bem que esta parelha vai a julgamento porque assim têm que enfrentar a justiça e desta vez não podem usar as desculpas das escutas feitas contra a lei para se escaparem porque desta vez as provas são auditorias das finanças e com estes ninguém faz farinha, eles nos fazem os miolos em farinha.
E ficam as minhas perguntas: Porque arquivaram o Apito Dourado ? Que mais ligações existem entre o FCP e PS-Porto ? Será que só vamos ficar por aqui ? Até onde isto vai mais ? Será que existem mais redes destas ? Será que vamos saber mesmo a verdade aqui neste caso ? Qual a ligação deste caso com o Apito Dourado ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar.

sinto-me:
música: Money - Pink Floyd
publicado por tron às 18:29
link do post | comentar | favorito
|

.pesquisar

 

.Julho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
30
31

.posts recentes

. Sem eira nem grande beira

. Os Políticos Devem Trabal...

. Sommers Muzik 83, Música ...

. O Triunfo dos Porcos LV

. Como Não Podem Ter Dinhei...

. Devido a Cimeira da Nato ...

. Ele Voltou Ao Ataque

. Os Pares de Jarras

. Hei Governo Queres Cair.....

. O Triunfo dos Porcos XLVI...

.arquivos

. Julho 2013

. Setembro 2012

. Junho 2011

. Março 2011

. Novembro 2010

. Setembro 2010

. Fevereiro 2010

. Março 2009

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

.favoritos

. Dador de medula óssea

. ...

. Cancro 1 on 1 - Lição I

. Cancro 1on 1 - Lição II

. 007 SKYFALL