Um interessante exemplo para se observar este jogo de códigos é o "Sermão das Lágrimas de S. Pedro" pregado na Segunda-Feira Santa de 1669 na Sé Catedral de Lisboa e partindo duma sugestão de leitura dada por Roland Barthus que aplicou esses sistema primeiramente em Allan Poe e depois na obra do Padre António Vieira, e segundo esse mesmo sistema se podem estabelecer os seguintes códigos:
A ideia é verificar como estes códigos actuam na composição da malha textual do sermão indicado e na medida do possível os destacando a astúcia do enunciador em utilizá-los; no caso do "Sermão das Lágrimas de Saõ Pedro" o chamado conceito predicável está publicado no Evangelho segundo São Lucas, capítulo XXII versículos 60 a 62: " o galo cantou. Tendo se voltado o Senhor, olhou para Pedro; Pedro /.../ saiu para fora e chorou amargamente".
A festa religiosa à data da enunciação desse mesmo sermão é a Semana Santa, festa da Paixão de Cristo, dor e sofrimento, choro e lágrimas. O sermão baseia-se no sentido da visão (ver, olhar e chorar) e num personagem actuante: Pedro; o mesmo Pedro que é olhado por Cristo, sai e chora; Olhos de Cristo; olhos de Pedro e lágrimas.
Objectivo do sermão: demonstrar o mecanismo do pecado, pura questão teológica fundamentada pelo texto e justificado pelo saber científico o que comprovará a verdade do texto bíblico. Na verdade , muito mais a verdade da interpretação do que a a verdade do texto e consequentemente, dado o jogo a ser celebrado é o jogo da interpretação.
. Os Políticos Devem Trabal...
. Sommers Muzik 83, Música ...
. Como Não Podem Ter Dinhei...
. Devido a Cimeira da Nato ...
. Hei Governo Queres Cair.....
. O Triunfo dos Porcos XLVI...
. ...